Já sabe o que acontece ao corpo quando passa oito horas (ou mais) sentado. Por isso, agora, está na hora de aprender a contrariar os efeitos nocivos disto. Como? Recentemente, médicos e especialistas, citados na Shape, mencionaram algumas dicas muito úteis e fáceis de implementar no dia a dia.
Leia Também: As perguntas que deve fazer ao seu médico antes de chegar aos 50 anos
Faça exercício sempre que conseguir
“Fazer pausas frequentes para se movimentar e incorporar uma variedade de exercícios de alongamento pode ser realmente vantajoso a longo prazo”, Alex Mafdali, médico especializado em medicina desportiva.
Para além disso, investigadores descobriram que apenas 30 minutos de exercício todos os dias, três a cinco dias em cada semana, são capazes de melhorar significativamente os sintomas de depressão e ansiedade, ajudar a emagrecer, melhorar o sono e evitar muitas doenças crónicas.
Sente-se direito
Recomenda ainda que tenha atenção à sua postura ao longo do dia, enquanto está a trabalhar, a conduzir, a caminhar, a ver televisão e até a dormir. “Quando estiver sentado, tente certificar-se de que os seus pés permanecem apoiados no chão, com os joelhos ao nível das ancas”, afirma.
“Evite desleixar-se e sente-se com as costas encostadas no encosto da cadeira. Considere a utilização de um apoio lombar para a sua cadeira, um apoio para os pés ou uma secretária de pé”, acrescenta.
Tente apanhar sol
Para “evitar os impactos negativos na saúde mental que advêm do facto de se estar sentado todo o dia”, Vanessa Rissetto, uma dietista, recomenda que “saia à rua no final de cada hora de trabalho, mesmo que seja apenas por cinco a dez minutos”.
Leia Também: Bactéria que ‘ataca’ o estômago pode aumentar o risco de demência