Sim, infelizmente, o stress crónico, ou seja, o tipo de stress capaz de persistir a longo prazo, tem um impacto muito negativo na saúde física e mental. Geralmente, manifesta-se através de diferentes sintomas e resulta, em alguns casos, no agravamento de problemas como ansiedade e depressão.
Trata-se de algo muito complicado, mas existem formas de lidar como o stress e, no Huffpost, agregador de blogues, especialistas mencionaram algumas.
Leia Também: E esta? Estudo aponta para relação entre comida e… stress!
Primeiro tem de “aprender a identificar o que está a causar stress e reconhecer isso como uma oportunidade para fazer mudanças”, explica Danyelle Collins-Facteau, uma especialista da Thriveworks.
Isto não significa que consegue eliminar imediatamente o problema que está a criar o stress crónico e, em vez disso, envolve simplesmente “ajustar o seu estilo de vida para gerir melhor o stress”.
Sheehan Fisher, uma professora associada de psiquiatria e ciências comportamentais na Escola de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, relembra ainda que indivíduos diferentes precisam de coisas diferentes para ajudar a manter os seus níveis de stress sob controlo.
Práticas como “a atenção plena e a meditação também podem ajudá-lo a compreender o que o seu corpo precisa para lidar com o stress crónico”, observou. Por último, salienta que não deve ter medo de procurar ajuda profissional.
Leia Também: O sumo verde de três ingredientes que ajuda a aliviar o stress