O acidente ocorreu na cidade de Totota, 130 quilómetros a nordeste da capital, Monróvia. O camião saiu da estrada e caiu numa vala, antes de explodir no meio de uma pequena multidão reunida à sua volta.
O número exato de mortos é difícil de determinar devido ao estado de combustão de muitos dos corpos, mas é provável que “mais de 40 pessoas tenham perdido a vida”, afirmou esta madrugada o médico Francis Kateh, em declarações ao canal local de televisão Super Bongese TV.
Segundo o mesmo médico, em declarações à agência France Presse, as suas equipas estavam “a ir de porta em porta para determinar o número de pessoas desaparecidas” desde o desastre.
Inicialmente, a polícia começou por referir a existência de pelo menos 15 mortos e 30 feridos.
De acordo com uma fonte policial, citada pela AFP, a explosão ocorreu quando os residentes locais se aglomeraram à volta do camião, numa tentativa de recolher gasolina.
“As pessoas subiram para o camião para ir buscar gasolina. Alguns deles tinham barras de ferro e estavam a bater no camião-cisterna para que rebentasse, a fim de obterem gasolina”, confirmou igualmente à AFP uma testemunha ocular do incidente.
O condutor do camião que se despistou “disse-lhes para não subirem para o tanque e para pararem” de bater nele, acrescentou a mesma fonte.
Leia Também: Presidente da Libéria admite derrota nas eleições e felicita adversário