Gypsy Rose Blanchard foi libertada esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, depois de ter cumprido sete dos 10 anos de prisão a que foi condenada por ter conspirado com o então namorado a morte da mãe, Clauddine ‘Dee Dee’ Blanchard.
O caso remonta a 2015, ano em que Gypsy planeou com Nicholas Godejohn a morte da progenitora, que sofria de síndrome de Münchhausen por procuração, um distúrbio psicológico em que um cuidador faz com que uma outra pessoa fique doente ou crie a ilusão de que essa pessoa está doente para receber atenção.
Gipsy foi forçada pela mãe, ao longo de vários anos, a usar uma cadeira de rodas e um tanque de oxigénio, para além de ter sido submetida a diversos tratamentos para leucemia, asma e distrofia muscular, doenças que não tinha.
Dee Dee procurava, com tudo isto, receber a atenção e o apreço da comunidade em que estava inserida, para além de ter acesso a subsídios e ofertas de instituições.
O polémico caso foi recriado em 2019, com a série ‘The Act’. Patricia Arquette interpretou a mãe Dee Dee Blanchard, enquanto que o papel da filha, Gypsy Rose Blanchard, foi entregue a Joey King.
A produção tem oito episódios e acompanha a fase em que Gipsy se começou a aperceber de que não tinha as doenças que a mãe referia. Aborda ainda como foi planeado o assassinato, bem como o julgamento.
Veja abaixo o trailer de ‘The Act’.
Leia Também: Jovem que matou mãe devido a abusos diz estar arrependida. “Não merecia”
Leia Também: Jovem que matou mãe após anos de abusos deverá ser libertada mais cedo