O índice Dow Jones, um dos principais indicadores do mercado de ações dos Estados Unidos, fechou em alta de 0,46% nesta quarta-feira (20), atingindo a marca de 46.924,74 pontos. O resultado foi impulsionado pela renovação do recorde do índice, que chegou a bater 47.125,66 pontos na máxima do dia. O fechamento positivo do Dow Jones também teve reflexos nas demais bolsas de valores de Nova York, que encerraram o dia sem um sinal único.
A alta do Dow Jones foi impulsionada principalmente pelos bons resultados das empresas do setor de tecnologia, que apresentaram um desempenho acima do esperado no último trimestre. Além disso, a expectativa de uma possível aprovação do pacote de estímulos fiscais pelo governo dos Estados Unidos também contribuiu para o otimismo dos investidores.
No entanto, apesar do fechamento positivo, o dia foi marcado por uma volatilidade no mercado de ações. O Dow Jones chegou a cair mais de 100 pontos durante a manhã, mas se recuperou ao longo do dia e fechou em alta. Já o índice S&P 500, que mede o desempenho das 500 maiores empresas listadas na bolsa de valores americana, encerrou o dia com uma leve queda de 0,03%. Enquanto isso, o Nasdaq, índice que reúne as empresas de tecnologia, teve uma alta de 0,28%.
Um dos fatores que contribuíram para a volatilidade no mercado de ações foi o aumento dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa. Com o avanço da pandemia e a possibilidade de novos lockdowns, os investidores se mostraram mais cautelosos e isso refletiu diretamente no desempenho das bolsas de valores.
No entanto, mesmo com esse cenário incerto, o mercado de ações tem mostrado uma recuperação constante desde o início da pandemia. O Dow Jones, por exemplo, já acumula uma alta de mais de 60% desde março de 2020, quando a crise do coronavírus começou a afetar a economia global.
Além disso, os investidores também estão otimistas com a perspectiva de uma vacina contra o Covid-19 em breve. Com a aprovação de algumas vacinas em diferentes países, a expectativa é de que a economia mundial se recupere e as empresas voltem a crescer, o que pode refletir diretamente no desempenho do mercado de ações.
Outro fator que tem contribuído para o bom desempenho do Dow Jones e das demais bolsas de valores é a política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. O Fed tem mantido uma postura de manter os juros baixos e injetar dinheiro na economia, o que tem impulsionado o mercado de ações.
No Brasil, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, também tem apresentado uma recuperação significativa nos últimos meses. O Ibovespa acumula uma alta de mais de 60% desde março de 2020 e, assim como o Dow Jones, tem renovado constantemente seu recorde histórico.
Diante desse cenário, os investidores brasileiros também têm mostrado otimismo em relação ao mercado de ações. Com a queda da taxa básica de juros, a Selic, para o patamar mais baixo da história, investir em ações se tornou uma opção mais atrativa para aqueles que buscam uma maior rentabilidade.
No entanto, é importante ressaltar que investir em ações envolve riscos e é necessário ter cautela na hora de escolher quais empresas investir. É fundamental fazer uma análise profunda da saúde financeira das empresas e do mercado em que elas



