A prova discursiva da edição 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) está chegando e milhares de candidatos em todo o país estão se preparando para esse importante desafio. Neste domingo (7), 42.499 pessoas serão avaliadas em 228 cidades brasileiras, em busca de uma oportunidade de ingressar no serviço público. E se você é um desses candidatos, saiba que está prestes a dar um grande passo em direção ao seu sonho.
A primeira fase do concurso, composta pela prova objetiva, já foi superada por todos os aprovados e classificados. Agora, é hora de enfrentar a prova discursiva, que é a segunda etapa do processo seletivo. Essa prova é fundamental para a classificação final dos candidatos e, por isso, é preciso estar bem preparado e confiante.
Para ajudar você nessa reta final de preparação, vamos falar um pouco mais sobre a prova discursiva do CNU 2025 e dar algumas dicas valiosas para que você possa se destacar e conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.
A prova discursiva será aplicada em dois horários diferentes, de acordo com o nível de escolaridade exigido para cada cargo. Para os candidatos de nível superior, a prova terá duração de três horas, das 13h às 16h. Já para os candidatos de nível intermediário, a prova terá duração de duas horas, das 13h às 15h. É importante ficar atento ao horário de fechamento dos portões, que será às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início da prova.
A prova discursiva será composta por duas questões para os cargos de nível superior, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos. Já para os cargos de nível intermediário, a avaliação será feita por meio de uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos. É importante lembrar que a prova deve ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta, e somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Para se sair bem na prova discursiva, é fundamental ter conhecimento sobre o tema proposto e saber argumentar de forma clara e coesa. Além disso, é preciso ter um bom domínio da Língua Portuguesa, pois essa é uma das principais habilidades avaliadas pelos examinadores. Por isso, é importante revisar a gramática e a ortografia antes da prova, para evitar erros que possam prejudicar sua nota.
Outro ponto importante é a organização do texto. É fundamental que sua redação tenha uma estrutura bem definida, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é preciso ter uma boa argumentação, com ideias bem fundamentadas e exemplos que comprovem sua tese. Lembre-se de que a banca examinadora espera que você demonstre conhecimento sobre o tema proposto e que saiba defender seu ponto de vista de forma clara e objetiva.
Para ajudar na preparação para a prova discursiva, é importante também fazer simulados e exercícios de redação, para treinar sua escrita e se familiarizar com o estilo de prova exigido pelo CNU. Além disso, é fundamental estar bem informado sobre assuntos da atualidade, pois isso pode ser um diferencial na hora de desenvolver sua redação.
E se você está se perguntando como consultar o local da prova discursiva, saiba que os cartões de confirmação de inscrição já estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora do certame. Basta acessar a página de acompanhamento do concurso, com seu CPF e senha individual da plataforma gov.br, para saber onde será realizada sua prova.



