Os índices de ações nos Estados Unidos fecharam mistos na sexta-feira, 4 de junho, após a divulgação de dados de emprego e com os investidores de olho nas próximas decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Enquanto o Dow Jones e o S&P 500 encerraram o dia em alta, o Nasdaq registrou uma leve queda.
O relatório de emprego divulgado pelo Departamento do Trabalho dos EUA mostrou que a economia do país criou 559 mil empregos em maio, abaixo das expectativas dos analistas que esperavam um número maior. No entanto, a taxa de desemprego caiu para 5,8%, o que indica uma recuperação gradual do mercado de trabalho após os impactos da pandemia.
Os investidores também estão atentos às próximas decisões do Fed, que deve manter sua política monetária acomodatícia para estimular a economia. No entanto, a preocupação com a inflação e a possibilidade de aumento das taxas de juros no futuro ainda geram incertezas no mercado.
No Brasil, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em forte queda de 1,98%, aos 126.216 pontos, pressionado principalmente pelas ações da Petrobras e dos bancos. A estatal registrou uma queda de mais de 5% após o anúncio de um novo reajuste nos preços dos combustíveis. Já os bancos, que possuem grande peso no índice, também tiveram um desempenho negativo devido às preocupações com a inflação e a possibilidade de aumento das taxas de juros.
No entanto, a Vale foi um dos destaques positivos do dia, com suas ações subindo mais de 2%. A mineradora se beneficiou da alta dos preços do minério de ferro no mercado internacional.
Apesar da queda no Ibovespa, o mercado brasileiro ainda se mantém em um patamar elevado, impulsionado pela recuperação da economia e pelos resultados positivos das empresas. Além disso, a expectativa de uma retomada mais forte da atividade econômica com o avanço da vacinação contra a Covid-19 também contribui para o otimismo dos investidores.
No cenário internacional, as bolsas europeias também fecharam em alta, impulsionadas pelos dados positivos da economia da zona do euro e pela expectativa de uma recuperação global mais forte. Já as bolsas asiáticas tiveram um desempenho misto, com o índice Nikkei do Japão fechando em alta, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong registrou uma queda.
Apesar das incertezas e volatilidade no mercado, é importante lembrar que investir em ações é uma estratégia de longo prazo e que a diversificação é fundamental para minimizar os riscos. Além disso, é importante estar sempre atento às notícias e aos fundamentos das empresas em que se investe.
Portanto, mesmo com a queda no Ibovespa e a volatilidade nos mercados internacionais, é importante manter a calma e a disciplina nos investimentos. A recuperação da economia global e a retomada das atividades devem impulsionar os mercados no longo prazo, e os investidores que souberem aproveitar as oportunidades podem obter bons resultados.



