Fernando Mamede, lenda do atletismo português, nos deixou aos 74 anos de idade, deixando uma marca indelével na história do esporte em nosso país. A Federação Portuguesa de Atletismo comunicou a triste notícia no dia 1º de agosto, deixando todos os admiradores e fãs do ex-maratonista em luto.
Mamede, nascido em Beja, em 1º de fevereiro de 1951, foi um dos maiores nomes do atletismo português e um dos grandes responsáveis pela popularização da modalidade em nosso país. Com uma carreira brilhante, conquistou diversos títulos e recordes, sendo considerado um ídolo e referência para muitos atletas.
Sua paixão pelo atletismo começou cedo, aos 14 anos, quando começou a competir em provas de corta-mato. Logo se destacou e foi convidado a integrar a equipa do Sporting Clube de Portugal, onde conquistou sua primeira medalha de ouro nacional nos 10.000 metros, em 1971. A partir daí, sua carreira foi só ascensão.
Em 1975, Mamede conquistou seu primeiro título internacional, ao vencer os 10.000 metros no Campeonato Europeu de Juniores em Atenas, Grécia. No ano seguinte, foi medalha de bronze nos 5.000 metros no Campeonato Europeu de Atletismo em Helsínquia, Finlândia. Mas foi em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, que Mamede alcançou o seu auge ao bater o recorde mundial dos 10.000 metros, com o tempo de 27:13.81. Esse recorde durou por 13 anos, até ser quebrado pelo etíope Haile Gebrselassie.
Fernando Mamede também se destacou em provas de maratona, sendo o primeiro português a correr a distância abaixo de 2h10min, em 1985, no Campeonato Mundial de Atletismo em Helsínquia. Ele ainda detém o recorde europeu dos 25 quilómetros, conquistado em 1982 na maratona de Berlim, com o tempo de 1h13min36s. Ao todo, foram mais de 40 recordes nacionais em sua carreira.
Além de seus feitos esportivos, Mamede também era conhecido por sua humildade e carisma, sendo amado e respeitado por todos ao seu redor. Após se aposentar das pistas, dedicou-se a treinar jovens atletas, compartilhando sua experiência e conhecimento com as novas gerações. Sua presença e influência no esporte português serão eternamente sentidas.
A notícia de seu falecimento deixou o país inteiro em choque e tristeza. Mas seu legado será sempre lembrado e sua memória será honrada por todos aqueles que amam o atletismo. Mamede foi muito mais do que um atleta, foi um exemplo de superação, determinação e dedicação. Seu espírito competitivo e sua paixão pelo esporte serão sempre uma fonte de inspiração para todos nós.
Neste momento de despedida, é importante lembrar de todas as conquistas e vitórias de Fernando Mamede, e celebrar sua vida e seu legado. Seu nome estará para sempre gravado na história do atletismo português e em nossos corações. Descanse em paz, campeão! Obrigado por tudo, Fernando Mamede!



