Sente que tem mais dificuldade em adormecer no inverno? Não está sozinho. Trata-se de uma queixa muito comum nesta altura do ano. Porquê? Existem diferentes justificações e, na BestLife, especialistas mencionaram algumas das mais comuns.
Julia Siemen, uma ‘coach’ certificada em ciência do sono, citada no website, explica que os dias mais curtos têm um efeito negativo. Ou seja, “no inverno, as horas de luz do dia mais curtas e a exposição reduzida à luz solar” são capazes de afetar “o ciclo natural do sono”.
Leia Também: O seu mal é sono? Evite fazer exercício físico depois desta hora
Aliás, mais especificamente, a falta de luz solar tem um impacto mais significativo na melatonina, uma hormona importante que “ajuda a regular o ritmo circadiano e o ciclo sono-vigília”, explica. Isto significa que os dias mais curtos resultam na “diminuição menos drástica dos níveis de melatonina ao deitar, afetando a qualidade do sono”.
Michael Breus, o fundador do The Sleep Doctor, explica que “a mudança de estação também pode levar as pessoas a mudar a temperatura do seu quarto para uma temperatura demasiado fria ou demasiado quente”, o que afeta o sono. “Lembre-se de que a temperatura desempenha um papel crucial no sono”, salienta.
Leia Também: É possível compensar no fim de semana a falta de horas de sono?
Por isso, “carregar-se de cobertores e pijamas quentes pode facilmente levar a um espaço de sono sobreaquecido e a problemas para adormecer e permanecer a dormir”.
Porquê? Estamos “biologicamente programados para baixar a temperatura corporal central como parte do movimento em direção ao sono. Manter as coisas demasiado quentes pode interferir com essa importante descida da temperatura corporal e mantê-lo acordado” e, além disso, “um quarto muito quente pode também impedir a produção de melatonina, contribuindo para as insónias”.
Claro, outros problemas são capazes de afetar a sua capacidade de dormir no inverno, como o ar seco, as férias e a falta de exercício, afirma Sanam Hafeez, um neuropsicólogo.
Leia Também: Três passos essenciais para dormir melhor todos os dias
Por exemplo, muitas vezes o ar seco aumenta a vulnerabilidade a problemas respiratórios, como congestão nasal e garganta seca. E, claro, “as dificuldades respiratórias podem interromper o sono, tornando mais difícil adormecer durante a noite”.
Também o “stress das férias, horários irregulares e aumento das atividades sociais perturbam os padrões normais de sono”. Por último, afirma que “o exercício regular promove um sono melhor, e uma diminuição da atividade física durante o inverno pode contribuir para as dificuldades de sono”.
Leia Também: Não consegue dormir? Experimente um truque inusitado (mas eficaz)