A previsão do tempo para esta quarta-feira (21) não é das melhores em grande parte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste estão sob alerta devido ao deslocamento de uma zona de convergência do Atlântico Sul, o que poderá resultar em chuvas intensas ao longo do dia.
De acordo com o Inmet, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, centro-oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e parte do Amazonas estão sob o alerta de perigo mais intenso no mapa. Nessas regiões, há possibilidade de o volume de chuvas chegar a pelo menos 50mm por dia até domingo.
É importante destacar que, nesta faixa, as chuvas podem causar diversos transtornos, como deslizamentos, alagamentos e transbordamento de rios. Portanto, é necessário que a população fique atenta e tome as devidas precauções para evitar possíveis danos.
Enquanto isso, a Região Sul está fora de qualquer alerta do Inmet, mas isso não significa que estará livre de chuvas. Na verdade, é esperado que em alguns pontos a precipitação seja acima da média para esta época do ano. Porém, não será nada comparado ao que está previsto para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
As capitais não escaparão das chuvas, mas as temperaturas continuarão elevadas em algumas delas. As máximas previstas para hoje são: 31º em Aracaju, 33º em Belém, 22º em Belo Horizonte, 35º em Boa Vista, 25º em Brasília, 32º em Campo Grande, 31º em Cuiabá, 24º em Curitiba, 28º em Florianópolis, 30º em Fortaleza, 27º em Goiânia, 31º em João Pessoa, 31º em Macapá, 32º em Maceió, 32º em Manaus, 31º em Natal, 30º em Palmas, 29º em Porto Alegre, 30º em Porto Velho, 31º em Recife, 29º em Rio Branco, 25º no Rio de Janeiro, 31º em Salvador, 30º em São Luís, 22º em São Paulo e 33º em Teresina.
É importante ressaltar que as temperaturas elevadas não significam que as chuvas serão mais fracas. Inclusive, as altas temperaturas podem favorecer o aumento da umidade do ar, o que pode intensificar as precipitações. Além disso, os termômetros devem registrar quedas bruscas de temperatura após as chuvas, principalmente nas regiões mais afetadas pelo alerta do Inmet.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, a faixa que vai do Rio Grande do Norte a São Luís e também o Amapá devem registrar volumes de chuvas superiores a 50mm. E para piorar, a previsão é de que as chuvas continuem fortes até o fim de semana. Por isso, é importante que a população dessas regiões fique atenta e siga as orientações dos órgãos competentes.
Enquanto aguardamos as chuvas passarem, o Repórter Brasil, da TV Brasil, traz a previsão do tempo atualizada e todas as informações necessárias para que possamos nos preparar para as mudanças climáticas.
Em meio a tantas notícias negativas, é importante ressaltar que as chuvas são necessárias para o equilíbrio do ecossistema e para o abastecimento de água em diversas regiões do país. Por isso, mesmo com todos os transtornos causados pelas



