O estado de Minas Gerais está enfrentando um momento delicado neste sábado (31), com a Defesa Civil emitindo um alerta de “situação de perigo” em todo o estado. A previsão é de tempestades e rajadas de vento, causadas pela atuação de um ciclone sobre o oceano. É importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para garantir a sua segurança e a de seus familiares.
De acordo com o boletim diário da Defesa Civil, as chuvas tendem a se intensificar durante a tarde, principalmente nas regiões Noroeste, Central Mineira e região metropolitana de Belo Horizonte. São esperados volumes de precipitação em torno de 40 milímetros, o que equivale a 40 litros de água por metro quadrado em apenas um dia. Isso pode causar alagamentos e outros transtornos, por isso é importante que a população esteja preparada.
Além das chuvas, também são esperadas rajadas de vento de até 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. Para o domingo, a previsão é de ventos ainda mais fortes, de até 80 km/h, e condições favoráveis para a formação de granizo. Por isso, é necessário que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar possíveis danos.
Nos últimos dias, o estado de Minas Gerais tem enfrentado impactos causados pelas chuvas. Na sexta-feira (30), a Defesa Civil registrou cinco ocorrências em cinco municípios, mas felizmente sem vítimas fatais. São relatos de queda de muro, de árvore, enxurrada, interdição de vias e rompimento de talude. Em Areado, no sul do estado, uma família precisou ser encaminhada para assistência do serviço social após a enxurrada danificar sua casa.
É importante ressaltar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em todo o país até sábado. E a Defesa Civil da capital mineira, Belo Horizonte, também renovou o alerta para a ocorrência de chuvas intensas, raios e rajadas de vento até domingo (1º). Além disso, há um alerta para risco geológico “forte” em algumas regiões da cidade, com possibilidade de deslizamentos e desabamentos.
Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para garantir a sua segurança e a de seus familiares. A Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem atentas ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. É importante ficar alerta para sinais como trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, entre outros.
Caso seja observado algum desses sinais, é necessário sair imediatamente do imóvel e entrar em contato com a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado pelo número 193. É importante seguir as orientações dos órgãos responsáveis e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança.
A população de Belo Horizonte também pode se cadastrar para receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo WhatsApp. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. O serviço é gratuito e pode ajudar a população a se manter informada e preparada para enfrentar situações



