A Bolsa de Valores brasileira, Ibovespa, fechou em alta nesta segunda-feira (05/07), em um dia de baixa liquidez e sem a referência dos mercados dos Estados Unidos, que permaneceram fechados devido ao feriado do Dia da Independência do país. Com isso, o índice conseguiu manter a tendência positiva dos últimos pregões, impulsionado principalmente pelo desempenho das ações dos bancos e da empresa de petroquímica Braskem.
Após a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que registrou um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, os investidores continuam otimistas em relação à recuperação econômica do país. Além disso, o cenário de inflação elevada e a expectativa de aumento da taxa básica de juros, a Selic, também contribuíram para o movimento positivo do Ibovespa.
Mesmo com a ausência dos investidores americanos, o volume de negociações na Bolsa brasileira foi consideravelmente alto, chegando a R$ 12,4 bilhões. Porém, a baixa liquidez e a falta de referência externa podem ter impactado no desempenho de algumas ações, que apresentaram variações mais modestas ao longo do dia.
Entre os destaques do pregão, estão os bancos, que tiveram um desempenho positivo em meio às perspectivas de aumento da taxa Selic. As ações do Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC3 e BBDC4) registraram altas de 0,89%, 2,08% e 0,71%, respectivamente. Já a Braskem (BRKM5), empresa do setor petroquímico, apresentou um salto de 6,18%, impulsionada pela valorização do dólar frente ao real.
Além disso, as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que possuem grande peso sobre o Ibovespa, também tiveram um desempenho positivo, com altas de 0,56% e 0,83%, respectivamente. A estatal divulgou recentemente um plano para reduzir sua dívida e aumentar seus investimentos, o que animou os investidores.
Apesar da ausência dos investidores americanos, o mercado brasileiro também acompanhou de perto as movimentações na Europa e na Ásia, onde as bolsas tiveram um dia de ganhos. O otimismo global também pode ser refletido no desempenho das commodities, como o petróleo e o minério de ferro, que tiveram altas expressivas.
Apesar do cenário positivo, os analistas alertam que a volatilidade pode continuar presente nos próximos dias, principalmente com a retomada das negociações nos Estados Unidos. Além disso, a crise hídrica e a situação política no Brasil ainda são fatores de incerteza que podem influenciar no desempenho da Bolsa brasileira.
No entanto, para os investidores de longo prazo, o atual momento da Bolsa pode representar boas oportunidades de compra, principalmente com a perspectiva de recuperação econômica do país e o aumento da taxa Selic, que pode trazer retornos mais atrativos para os investimentos. É importante lembrar que a Bolsa de Valores é um investimento de risco, mas que pode trazer bons resultados para quem está disposto a assumir essa volatilidade.
Portanto, apesar da ausência dos investidores dos EUA, a Bolsa brasileira manteve um desempenho positivo e promissor, impulsionado pela perspectiva de recuperação econômica e pela alta liquidez do mercado. Para os investidores, é



