Na segunda edição da gala exclusivamente nacional, o guia Michelin Portugal 2022 premiou as primeiras mulheres com uma estrela Michelin. Oito restaurantes portugueses receberam uma estrela pela primeira vez e oito mantiveram suas duas estrelas, consolidando a diversidade e qualidade da gastronomia portuguesa.
A gala, que aconteceu no dia 23 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, foi um momento de celebração e reconhecimento para os chefs e restaurantes que se destacaram no cenário gastronômico português. O guia Michelin é conhecido mundialmente por ser uma referência de excelência na gastronomia e ter uma estrela é um grande reconhecimento para qualquer restaurante.
Entre as premiadas, destacam-se as mulheres que receberam sua primeira estrela Michelin. São elas: Ana Moura, do restaurante “O Frade”, em Lisboa; Ana Leão, do “Euskalduna Studio”, em Porto; e Marlene Vieira, do “Panorama”, em Lisboa. Esta é uma conquista histórica para a gastronomia portuguesa, que mostra a força e o talento das mulheres na cozinha.
Ana Moura, do “O Frade”, é especialista em peixes e frutos do mar e sua cozinha é descrita como criativa e delicada. Já Ana Leão, do “Euskalduna Studio”, apresenta uma cozinha de autor, com influências bascas e portuguesas, que surpreende os clientes com sabores únicos. Por fim, Marlene Vieira, do “Panorama”, é conhecida por sua cozinha contemporânea e autoral, com pratos que valorizam os produtos locais.
Além das mulheres, outros oito restaurantes receberam sua primeira estrela Michelin: “Epur”, “Fifty Seconds”, “Forte”, “G Pousada”, “Gusto by Heinz Beck”, “O Frade”, “Panorama” e “Vistas”. Estes estabelecimentos mostram a diversidade da gastronomia portuguesa, que vai desde a cozinha tradicional até a contemporânea.
Por outro lado, oito restaurantes mantiveram suas duas estrelas Michelin, sendo eles: “Belcanto”, “Casa de Chá da Boa Nova”, “Il Gallo d’Oro”, “Lab by Sergi Arola”, “Ocean”, “The Yeatman”, “Vila Joya” e “William”. Estes restaurantes já são conhecidos por sua excelência e continuam a ser referências na gastronomia portuguesa.
O guia Michelin também premiou 23 restaurantes com a distinção Bib Gourmand, que reconhece estabelecimentos que oferecem uma boa relação qualidade-preço. Esta é uma ótima oportunidade para os amantes da gastronomia experimentarem pratos deliciosos sem gastar muito.
A diversidade da gastronomia portuguesa é um dos pontos fortes do país e este reconhecimento do guia Michelin só comprova isso. Desde a cozinha tradicional até a mais contemporânea, Portugal tem muito a oferecer aos amantes da boa comida.
Além disso, a premiação de mulheres chefs com uma estrela Michelin é um marco importante na luta pela igualdade de gênero na gastronomia. É uma forma de mostrar que as mulheres também têm espaço e talento na cozinha e que devem ser reconhecidas por isso.
A gastronomia é uma das principais atrações turísticas de Portugal e, com a premiação do guia Michelin, o país se consolida como um destino gastronômico de excelência. Os restaurantes premiados são uma ótima opção para quem quer experimentar pratos únicos e de alta qualidade.
Em resumo, a segunda edição da gala exclusivamente nacional do guia Michelin Portugal 2022 foi um sucesso e mostrou a diversidade e qualidade da


