Famalicão, Amares, Estarreja, Cascais e Reguengos de Monsaraz: cinco cidades portuguesas que podem parecer distantes umas das outras, mas que têm algo em comum – a devoção a um santo popular. São lugares que, apesar de suas diferenças geográficas e culturais, compartilham uma tradição religiosa que une seus habitantes e atrai peregrinos de todo o país. Estas cidades também estão “no mapa” deste santo popular, que desempenha um papel importante na vida de seus fiéis.
Estamos falando de São João, o santo conhecido como o “protetor dos casais” e “festeiro” por sua popular festa que acontece no dia 24 de junho, conhecida como “São João da Madeira”. A devoção a São João é tão forte nessas cidades que elas se orgulham em serem conhecidas como as “capitais” deste santo popular.
Famalicão, localizada na região norte do país, é uma cidade industrial e comercial que também é reconhecida pelo seu fervor religioso. Os habitantes de Famalicão têm grande devoção por São João, sendo que a festa em sua honra é um dos maiores eventos da cidade. No dia 24 de junho, os famalicenses enchem as ruas para comemorar o santo com muita música, dança e fogos de artifício, além de saborearem as tradicionais “sardinhadas” e “caldo verde”, pratos típicos desta celebração.
Já em Amares, também situada na região norte, a devoção a São João é tão forte que uma grande parte da população tem o santo como padroeiro. São João é homenageado com uma festa que dura três dias, onde os amarenses celebram com muita alegria e fé. A cidade é enfeitada com bandeiras e balões, além de serem organizados desfiles e procissões em honra ao santo.
Estarreja, localizada na região central do país, é uma cidade com uma forte tradição agrícola. No entanto, a população também é conhecida por sua devoção a São João, com a realização de diversos eventos em sua homenagem durante todo o mês de junho. A festa do santo é uma das maiores atrações da cidade, onde os moradores e visitantes se reúnem para celebrar com muita música, dança e gastronomia típica.
Na região costeira, encontramos Cascais, uma cidade turística que atrai visitantes de todo o mundo. Porém, além de suas belas praias, Cascais também é conhecida por sua devoção a São João. A festa do santo é um evento tradicional e muito querido pelos cascalenses, que celebram com muita animação e tradição. A festa é ainda mais especial por ser realizada à beira-mar, tornando-a única e encantadora.
Por último, mas não menos importante, temos Reguengos de Monsaraz, uma cidade situada na região do Alentejo. Reguengos é uma cidade histórica, conhecida por seu castelo medieval e por sua produção de vinho. Porém, é também um lugar de grande devoção a São João. A festa do santo é celebrada com muita alegria e devoção pelos habitantes locais, que enfeitam suas casas e ruas com bandeiras e flores, além de participarem de procissões e outras atividades religiosas.
Em todas essas cidades, São João é um santo muito querido e venerado, sendo considerado um padroeiro e protetor de seus habitantes. Suas festas atraem cada vez mais visitantes, que não só buscam



