Na noite desta sexta-feira, dia 23 de julho de 2021, a lua surpreendeu a todos ao aparecer muito mais próxima e brilhante no céu. Foi um espetáculo único e magnífico que encantou amantes da astronomia e curiosos de plantão. Mas se você, por algum motivo, perdeu a oportunidade de contemplar esse fenômeno, não fique triste! A próxima vez que a lua estará tão próxima e brilhante já tem data marcada. Portanto, prepare-se para anotar na agenda e não perder essa experiência incrível.
Durante todo o mês de julho, a lua tem sido assunto frequente nas redes sociais e no mundo da astronomia. Tudo isso por conta da chamada “Lua Cheia de Morango”. Mas o que seria exatamente essa lua? É importante saber que, ao contrário do que muitos pensam, a lua cheia de morango não tem nada a ver com uma cor diferente na lua ou alguma espécie de “magia”. Na verdade, esse é um apelido carinhoso dado à lua cheia do mês de julho pelos nativos americanos, devido ao início da colheita de morangos nessa época do ano.
Mas além desse apelido fofo, essa lua cheia de julho de 2021 também foi conhecida como a “lua de maior proximidade do ano”. Isso porque, de acordo com a NASA, a lua esteve cerca de 50.000 km mais próxima da Terra do que a média dos outros meses do ano. Para se ter uma ideia, essa diferença equivale a aproximadamente a metade do diâmetro da Terra. E como se não bastasse, a lua também esteve em seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Combinando esses dois fatores, tivemos como resultado uma lua muito maior e mais brilhante do que a que estamos acostumados a ver.
Mas se você perdeu essa oportunidade única, não precisa se preocupar. A próxima vez que a lua estará tão próxima e brilhante já está prevista. Anote na sua agenda e não deixe de registrar esse momento incrível. Segundo a NASA, no dia 19 de agosto de 2022, teremos novamente uma lua cheia de proximidade semelhante à de julho. Portanto, se prepare para mais uma noite encantadora.
Mas como aproveitar ao máximo esse fenômeno? Confira algumas dicas para tornar essa experiência ainda mais especial:
– Escolha um local com pouca iluminação artificial e que ofereça uma vista ampla do horizonte. Assim, você poderá observar a lua desde o seu nascimento até o seu pôr do sol.
– Se possível, use um telescópio ou binóculos para uma vista ainda mais ampliada e nítida da lua.
– A lua cheia de agosto também será conhecida como a “lua Sturgeon” pelos nativos americanos, devido à época de pesca desse peixe nessa época do ano. Por que não combinar esse evento com um jantar temático? Prepare um prato com peixe de sua preferência e aproveite a noite com amigos e família, contemplando a lua cheia de agosto.
– Seja criativo e use a sua criatividade para tirar fotos da lua. Utilize diferentes ângulos e objetos, como árvores, prédios e montanhas para criar uma cena única e memorável.
A “lua cheia de maior proximidade” é um fenômeno tão raro que só acontece cerca de uma vez por ano. Portanto, não deixe de marcar na sua agenda e aproveitar essa noite mágica e encantadora. Combinando isso com as dicas mencionadas acima, tenho certeza de que você terá uma experiência inesquecível e cheia de boas



