A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou recentemente o resultado das vagas remanescentes do Comitê Editorial e de Programação, órgão ligado ao Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas). Essa é uma excelente notícia para todos aqueles que acreditam na importância da participação da sociedade civil na comunicação pública brasileira.
A lista com os nomes dos membros selecionados agora segue para aprovação da Presidência da República, que designará os escolhidos por meio de um decreto. Essa é uma etapa importante para a consolidação do Sinpas e para a garantia de uma comunicação pública mais plural e democrática.
A resolução completa pode ser conferida no site da Plataforma Brasil Participativo, que tem como objetivo promover a participação social em diversas áreas, incluindo a comunicação. É fundamental que a sociedade esteja atenta e acompanhe de perto esse processo, pois é através da participação que podemos garantir uma comunicação mais diversa e representativa.
Vale ressaltar que a EBC é autorizada a utilizar estações-teste para iniciar a operação da TV 3.0, um importante avanço tecnológico que possibilitará uma maior interação entre a emissora e o público. Além disso, a TV Brasil, emissora pública operada pela EBC, tem se destacado por abordar temas relevantes e atuais, como o racismo na escola, que foi tema do programa Caminhos da Reportagem.
Outra novidade importante é a nomeação do jornalista David Butter como novo diretor-geral da EBC. Com vasta experiência na área de comunicação, Butter tem como missão promover uma gestão mais eficiente e transparente na empresa, além de fortalecer a participação social em todas as suas instâncias.
É importante ressaltar que, inicialmente, as vagas do Comitê Editorial e de Programação foram destinadas a representantes de três segmentos da sociedade: cursos de Comunicação Social, comunidade cultural e entidades de defesa dos direitos humanos e das minorias. No entanto, não houve inscrições de cursos de Comunicação Social, o que mostra a necessidade de incentivar a participação dos profissionais da área nesse processo.
O Comep, que integra o Sinpas, é responsável por promover a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão. Já o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) tem como objetivo acompanhar as diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC, garantindo a pluralidade de ideias e a promoção de conteúdos educativos, artísticos, culturais, científicos e informativos.
É importante destacar que a EBC ficou por nove anos sem instâncias de participação social, o que representou um retrocesso para a comunicação pública brasileira. Somente em 2025, com a instalação dos comitês do Sinpas, foi possível retomar esse importante canal de diálogo entre a sociedade e a empresa.
A instalação dos comitês ocorreu após o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, publicar um decreto designando os membros para o Comep. Os representantes do Cpadi foram nomeados em 2024, através de uma portaria da Presidência da EBC. Vale ressaltar que os membros dos dois comitês foram eleitos em um processo eleitoral aberto para toda a sociedade civil.
A participação social é fundamental para garantir uma comunicação mais plural e democrática. É através do diálogo e da troca de ideias que podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, é importante que a sociedade esteja atenta e participe ativamente desse processo, seja através dos comit



