O festival Mulheres do Mundo – WOW – está de volta para sua terceira edição no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 deste mês. O evento será realizado no Complexo da Maré e promete trazer uma programação diversificada e empoderadora para todas as mulheres presentes.
Com cerca de 150 convidadas, o festival contará com rodas de debate, shows, feiras de empreendedorismo e competições esportivas, abordando temas como igualdade de gênero, justiça reprodutiva e questões climáticas.
Entre as participantes confirmadas, estão nomes importantes do ativismo político e cultural, como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, as escritoras Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, a pajé Japira Pataxó e a ex-ministra da Justiça francesa, Christiane Taubira.
Além das discussões e debates, o festival também terá uma programação musical diversificada, com shows de artistas como Fat Family, Fafá de Belém, Priscila Senna, MC Luanna, Kaê Guajajara e a cantora LGBTQIAP+ BIAB. Todas as atrações do festival são gratuitas e os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial do WOW.
O Mulheres do Mundo foi criado em 2010 pela diretora e produtora britânica Jude Kelly e, nos últimos 15 anos, já passou por 23 países em seis continentes, envolvendo mais de cinco milhões de pessoas em ações que promovem a igualdade de gênero e pensam no futuro.
O Rio de Janeiro, que já sediou as edições de 2018 e 2023, é a única cidade da América Latina a receber o festival, que pela primeira vez acontece em uma comunidade. A promoção é liderada pela Organização Não Governamental (ONG) Redes da Maré, que atua desde 2007 na garantia de direitos e ações voltadas para a população de mais de 140 mil pessoas que residem entre as 15 favelas do Complexo da Maré.
Para Eliana Sousa Silva, diretora fundadora da Redes da Maré, diretora geral e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Brasil, realizar um evento dessa magnitude em uma favela é uma forma de afirmar a importância de olhar para a cidade de forma igualitária, sem barreiras ou fronteiras.
Com uma programação diversificada e empoderadora, o festival Mulheres do Mundo – WOW – é uma oportunidade de reunir mulheres de diferentes idades, classes e etnias para discutir e pensar em ações que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Não perca essa chance de fazer parte desse movimento e participe do WOW no Complexo da Maré nos dias 24, 25 e 26 de maio. Juntas, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.



