O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR-Rio) emitiu um alerta sobre as condições climáticas previstas para os próximos dias na capital fluminense. Segundo o órgão, um sistema de baixa pressão próximo à costa da Região Sudeste e a passagem de uma frente fria irão intensificar os ventos na cidade entre esta sexta-feira (7) e o domingo (9). Diante disso, é importante que a população fique atenta e tome medidas de precaução para garantir sua segurança e bem-estar.
De acordo com o COR-Rio, nesta sexta-feira, os ventos serão moderados e, a partir da noite, poderão se tornar pontualmente fortes. Já no sábado (8), a previsão é de rajadas de vento moderadas a fortes, principalmente durante a tarde. E no domingo, durante a madrugada, ainda poderão ocorrer rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes. A velocidade do vento pode atingir entre 50 km/h e 100 km/h, o que aumenta o risco de acidentes e danos materiais.
Além disso, a Marinha do Brasil também emitiu um alerta sobre a chegada de um ciclone extratropical na costa do Rio de Janeiro, que irá impactar as condições do mar. A previsão é de ondas com altura de até 3,5 metros, o que torna o mar perigoso para banhistas e embarcações de pequeno porte. Portanto, é importante que todos evitem se expor ao mar durante esse período.
Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Defesa Civil está de sobreaviso e mobilizada para atuar em possíveis situações de risco. O objetivo é reforçar o monitoramento e a pronta resposta a possíveis ocorrências em diferentes regiões do estado. O Gabinete Integrado de Gestão de Risco, que reúne setores estaduais de emergência, está atento e pronto para agir de forma coordenada em caso de necessidade.
Além disso, o Grupo de Emergência de Apoio a Desastres (Gead) também está preparado para apoiar as operações em campo e articular ações entre os órgãos envolvidos. Todo o sistema estadual de gestão de risco está em alerta para garantir a proteção da população e minimizar os impactos de possíveis eventos adversos.
Para evitar danos e acidentes, é importante que a população siga algumas recomendações de segurança. Em casa, é recomendado fechar janelas, basculantes e portas de armários para evitar a canalização de ventos no interior da residência. Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem em caso de alguma janela quebrar.
Além disso, é importante manter aparelhos elétricos e registro de gás fechados, evitando possíveis acidentes em caso de queda de árvores. Também é recomendado não deixar objetos que possam cair em locais altos e manter as árvores do jardim ou quintal sempre podadas e bem cuidadas.
Na rua, é importante evitar se abrigar debaixo de árvores ou coberturas metálicas, assim como a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar. Também é recomendado evitar ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção, além de não passar por baixo de cabos elétricos, outdoors, andaimes ou escadas.
É importante também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não queimar lixo, não atear fogo em terrenos para remover vegetação, não acender fogueiras ou jogar bitucas de



