A Viradouro conquista seu quarto título no Carnaval do Rio de Janeiro com nota máxima em todos os critérios
O Carnaval do Rio de Janeiro chegou ao fim e, mais uma vez, a escola de samba Unidos do Viradouro mostrou seu talento e garra ao conquistar seu quarto título na maior festa popular do país. Além do merecido reconhecimento, a escola de Niterói também alcançou uma marca histórica ao receber 10 em todos os critérios de avaliação, exceto em um, onde obteve um 9,9. Um resultado surpreendente e que mostra a excelência e dedicação da agremiação.
Com o enredo “Viradouro de alma lavada”, a escola de samba trouxe à avenida a história de superação e renovação do povo brasileiro, homenageando figuras importantes como Chico Xavier e Mãe Stella de Oxóssi, além de abordar temas como a diversidade, a fé e a esperança. A reação do público e dos jurados foi imediata, encantados com a criatividade, beleza e energia transmitida pela Viradouro.
Não é à toa que a escola conquista seu quarto título no Carnaval carioca. Fundada em 1946, a Viradouro sempre foi destaque no cenário do samba, mas foi em 1997 que alcançou seu primeiro campeonato. De lá para cá, foram mais duas vitórias, sendo a última em 2020, quando a escola conseguiu se reerguer após alguns anos de dificuldades e retornar à elite do Carnaval carioca com um enredo sobre Maria Bethânia.
E nesse ano, a Viradouro mostrou mais uma vez sua força e capacidade de se reinventar. Com um desfile impecável, a escola conquistou o público e os jurados, que não pouparam elogios e reconheceram a escola como a grande campeã do Carnaval 2021. Foram 10 em todos os quesitos: enredo, samba-enredo, evolução, fantasia, harmonia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria e conjunto.
O resultado não poderia ser diferente, a Viradouro apresentou um desfile emocionante e impactante, contagiando os espectadores com sua bateria marcante, alegorias grandiosas e fantasias criativas. O comprometimento e esforço da comunidade em levar adiante o enredo proposto pela escola foi evidente e, sem dúvidas, foi um dos fatores determinantes para a nota máxima em todos os quesitos.
Além disso, a Viradouro também foi destaque na Sapucaí pela sua organização e disciplina, que foram evidenciadas durante os ensaios e no dia do desfile. A escola também prestou homenagens aos seus integrantes que perderam a vida devido à pandemia da Covid-19, mostrando seu lado social e solidário.
O presidente da escola, Marcelinho Calil, em entrevista após a apuração dos resultados, destacou a importância da comunidade e todos os envolvidos na conquista do título. “É uma alegria imensa, estou muito orgulhoso de toda a comunidade, a gente está aqui por eles. Eu só tenho que agradecer a cada um que se dedicou, se empenhou nos barracões, na quadra, em cada segmento da escola”, disse.
Com mais esse título, a Viradouro se consolida como uma das grandes escolas do Carnaval carioca e um exemplo de superação e persistência. Além disso, a agremiação também demonstra sua capacidade de se manter atual e criativa, sempre buscando inovação e surpreendendo o público. Parabéns à Unidos do Viradouro e que venham muit



